Em comemoração ao mês do Empreendedorismo Feminino, descubra os principais conselhos de empresárias que se tornaram referência no mundo fashion.
Hoje o mercado de trabalho já é cercado por mulheres que comandam grandes empresas e fazem jus à força feminina, especialmente dentro do setor da moda.
Pensando neste mês de comemoração ao Empreendedorismo Feminino, reunimos 10 personalidades empreendedoras do universo fashion, que compartilharam suas visões de negócios para inspirar outras mulheres com as suas jornadas de sucesso.
Anna Carolina Bassi, co-fundadora da Carol Bassi
Filha dos fundadores da marca de moda feminina Guaraná Brasil, Anna Carolina Bassi sempre sentiu o desejo de seguir a trajetória de seus pais e também de se desafiar pelo universo do empreendedorismo. Hoje, sua marca homônima coleciona uma trajetória de quase 10 anos e celebra seu processo de expansão. “Eu cresci vendo meus pais se entregando por inteiro ao trabalho que eles tanto amam, e sempre me inspirei muito nisso. Junto com meu time, sigo sempre atenta às novidades no mercado do Brasil e do mundo, buscando trazer tudo de melhor às clientes CB. Assim como minha mãe, estou empreendendo a todo momento, mas sempre balanceando com um tempo de qualidade com os meus filhos e meu marido, que são minha maior benção”, comenta a empresária.
Cici Navarro, sócia-fundadora e diretora criativa da Dra. Cherie, Café Cherie e Cici Navarro Collection
Com o intuito de unir moda, lifestyle e saúde, a Dra. Cherie foi fundada pelas irmãs, Cici e Cacá Navarro, em 2014. A marca se tornou referência em jalecos e scrubs de luxo para profissionais da saúde, com uma identidade e essência regada a amor e a propósito. Posteriormente, os cafés deliciosos servidos na loja originaram o nascimento do Café Cherie, o primeiro café de experiência de uma marca no Brasil. Atualmente, o Grupo Cherie conta também com a Cici Navarro Collection, linha inspirada no estilo autêntico e fashion de Cici Navarro, para peças full look. “Empreender é solucionar problemas que gerem valor para alguém. Ou seja, empreender é servir. Para todos que querem empreender essa é chave do negócio: crie a solução para o cliente e não crie uma solução e depois procure o cliente. Outro ponto importante é Marcas que deixam marcas na vida das pessoas, são as que crescem e se sustentam! Por isso falo tanto do meu lema: “Ser para parecer ser’. O propósito transborda para o branding e é isso que constrói a marca: clareza do que você quer e do que você precisa fazer para chegar lá. Esteja disposto a se adaptar e mudar a rota mantendo o objetivo se for preciso! Conheça profundamente o seu cliente. Lembre-se, empreender é servir! E para servir com o melhor que podemos, temos que conhecer as pessoas! Nunca pare de aprender! O mundo muda o tempo todo, é preciso estar atualizado e sempre disposto a aprender coisas novas! Valorize as pessoas que trabalham com você, são elas as responsáveis pelo sucesso da sua empresa! Tenha uma cultura forte, sólida e que transborde o seu propósito. Inove sempre. Inove a partir do seu propósito, você vai ver que fica muito mais fácil decidir a hora e onde inovar’’, diz a empresária.
Damylla Damiani, porta-voz da Damyller
Há mais de 40 anos no mercado, a grife Damyller, especializada em denim sustentável, atua no mercado de moda nacional com produção 100% nacional. As coleções trazem peças em jeans, alfaiataria, algodão e entre outros tecidos, todos fabricados de forma sustentável. Damylla atua como porta-voz da marca, sempre em busca de inovações no denim.
“Antes de tudo eu acredito que temos que ter paixão pelo que fazemos. Só assim daremos nosso melhor sempre. Nos cercar de pessoas que também estejam engajadas e tragam sempre novas ideias. Inovação é sempre muito importante. A nossa rotina como mulher é muito puxada. Trabalho, organizar a casa e cuidar dos filhos requer muita energia e às vezes é muito desgastante. Equilibrar nossas funções é importante. Eleger prioridades que podem ser alteradas ao longo do tempo também. Eu acredito que é possível, sim, ter sucesso em todos esses níveis e é claro que se for necessário pedir ajuda de pessoas “externas” isso também pode ser feito.”, afirma Damylla.
Gabriela Medeiros, diretora criativa e nome à frente da Martha Medeiros
Conhecida e renomada na moda nacional por suas rendas manuais, a grife alagoana Martha Medeiros, que leva nome de sua fundadora, é hoje comandada por Gabriela Medeiros, nora de Martha. A marca, por anos, protagonizou o mercado de moda festa no Brasil, mas hoje, além de manter seu forte DNA, a label também exibe seu vasto portfólio de peças casuais, que acompanham tendências transcritas à sua identidade. “Certamente, estar à frente de uma empresa tão expressiva de alto alcance não é uma tarefa fácil. O segredo é conhecer seu público para, assim, criar aquilo que fará sentido para quem consome a marca. Além disso, é importante ter um diferencial, algo que irá distinguir seu negócio dos demais e te elevará como referência no segmento. Eu vejo que isso nos levou muito longe, porque quando falamos em renda, é natural que pensemos em Martha Medeiros.”, compartilha Gabriela.
Gabriela Silvarolli, diretora de Marketing e Comercial da Corello
Fundada há 59 anos, a Corello conquistou seu espaço no mercado nacional com calçados, bolsas e acessórios. Quarta geração da família à frente da grife, Gabriela Silvarolli, que atua como Diretora de Marketing e Comercial, construiu um novo rebranding e posicionamento da marca sem perder a essência e originalidade, com foco na valorização e no legado criado pelo seu bisavô e avô.
A executiva comenta: “Para quem está começando, acho muito importante ter o seu posicionamento de marca bem claro e o seu público-alvo muito bem mapeado, para saber exatamente com quem você quer falar – a partir disso, é possível pautar design, produto e a comunicação. Outro ponto muito importante é achar o seu nicho no mercado! Pode parecer clichê, mas acredito que, para todo negócio de sucesso, é necessário consistência e persistência. Para um projeto dar certo, a maioria das tentativas – especialmente as primeiras -, não dará certo, mas não é por isso que você deve deixar de tentar. É preciso muita disciplina para ficar firme no seu objetivo e agir de maneira consistente. Jogo de cintura é outra dica valiosa que tenho! É preciso muita inteligência emocional para entender que as coisas não irão sair exatamente do jeito que imaginava, mas se tiver jogo de cintura, for adaptável e maleável, você consegue muito mais do que se for incisivo.”
Karla Thibau, diretora executiva da Alphorria
Referência no mercado nacional, a Alphorria sempre foi conhecida por sua elegância, vanguarda e por exaltar a feminilidade de cada uma das suas clientes. Criada em 1987 por Edna Thibau, em Minas Gerais, a marca de roupas traz um olhar revolucionário com foco em transformar a malha em uma peça não apenas casual, mas também elegante e moderna. “O empreendedorismo feminino é a força que molda o futuro com a coragem, a resiliência e a inovação únicas das mulheres, que transforma sonhos em realidade, e desafios em oportunidades. Por isso, nunca desista! No começo vai ser difícil mesmo, mas persista para alcançar o sucesso. Empreender enquanto mãe é equilibrar paixão, determinação e amor incondicional, mostrando ao mundo que a força da maternidade só multiplica a capacidade de realizar sonhos e conquistar objetivos”, comenta Karla, filha de Edna e atual diretora executiva da grife.
Luciana Won, fundadora da Dolps
A marca de moda festa Dolps é conhecida por sempre inovar em seus vestidos e looks festivos. Com grande nome no mercado, Luciana Won, fundadora da marca protagoniza o mercado de moda festa no Brasil. “Começar pode ser desafiador, mas é empolgante também! No início, é crucial ter uma visão clara do que você deseja alcançar com sua marca, qual é a dor do cliente que você quer resolver e entender a fundo o seu público-alvo. Além disso, é necessário definir sua identidade de marca e ter um plano de negócios sólido. Conhecer a concorrência e entender as tendências do setor também fazem diferença. A adaptabilidade é a chave para manter uma empresa de sucesso. O mundo dos negócios é dinâmico, então é importante estar aberto a mudanças e agir rápido. Além disso, nunca pare de aprender. Não se esqueça da importância de construir e manter boas relações com clientes, parceiros e colaboradores – a confiança e o comprometimento são fundamentais. Equilibrar as demandas do trabalho com a responsabilidade familiar é extremamente desafiador. A sociedade ainda carrega algumas expectativas em relação ao papel da mulher como cuidadora principal, e isso dificulta um pouco a busca por um equilíbrio saudável entre carreira e vida pessoal. Encontrar tempo para se dedicar à empresa e, ao mesmo tempo, ser presente para os filhos exige malabarismos constantes. É necessário um apoio sólido, seja do meu marido, da família ou da contratação de serviços de apoio para ajudar a dividir essas responsabilidades. Por ser empreendedora, tenho flexibilidade no horário de trabalho, e isso faz uma enorme diferença para que eu consiga prosperar tanto na carreira quanto na maternidade.”, compartilha Luciana.
Nastácia Schacht, diretora criativa e fundadora da Charth
Fundada em 2016 por Nastácia Schacht, a Charth nasceu com o propósito de valorizar os detalhes. Coleções atemporais, confortáveis e com modelagens perfeitas são o grande destaque da label mineira. Popular nas redes sociais e entre influenciadoras, a Charth se consolidou na moda nacional, expandindo seu e-commerce para lojas físicas em Minas Gerais e São Paulo.
“O primeiro passo principal para quem deseja empreender é identificar seu público-alvo e fazer uma pesquisa de mercado. Quem são seus concorrentes? Qual é a dor do seu público? A partir daí, você consegue enxergar qual seria o seu diferencial. O que faz seu cliente comprar de você e não do seu concorrente? Além disso, uma gestão financeira é extremamente importante. Monitorar despesas, entender o que é lucro e o que é investimento é primordial não só no começo, mas também para o futuro da empresa. Hoje em dia, acho que tão considerável quanto ter um bom produto, é ter um negócio bem estruturado on-line. Criar uma identidade visual interessante, ter um e-commerce bem constituído e, sobretudo, ter um Instagram organizado e com conteúdos que convertam em vendas. Hoje em dia, as pessoas preferem olhar o Instagram da marca antes de realizar alguma compra, pois é o que passa mais credibilidade. O Instagram é ideal para se conectar com seu público e humanizar a marca. Utilize-o como seu cartão de visitas!”, compartilha Nastácia.
Nídia, Vera e Flávia, CEO’s da Eurico
A Eurico, marca especializada em calçados de tamanhos grandes, coleciona uma trajetória de sucessos desde 1938, quando foi fundada pelo casal Erich e Leonie Rosenthal. Hoje, sob administração de Nídia, Vera e Flávia – netas e bisneta dos fundadores -, a marca se encontra diante de um novo momento no mercado, onde busca estar atenta às tendências e manter a sua essência. “Hoje, nós não gerenciamos somente uma marca, mas sim uma história de 85 anos. Com todas as novidades no universo da moda e do comércio, nós aprendemos que a chave para um negócio de sucesso é analisar o que é válido ou não à nossa empresa, a fim de tomar decisões certeiras e de acordo com o nosso público e o nosso DNA”, comentam as três empresárias.
Paolinha Murta, diretora criativa da Skazi e Tufi Duek
No comando das grifes Skazi e Tufi Duek, Paolinha Murta empreende há cerca de 30 anos no mercado da moda e possui uma grande bagagem profissional. “Empreender exige muito da nossa visão pessoal, ao mesmo tempo que é necessário estar sempre por dentro das novidades – online e offline – da moda, do marketing e do mercado, a fim de saber adaptá-las à nossa marca, para que sempre façam sentido ao público”, diz a empresária. Além de lidar com sua rotina profissional, Paolinha também é mãe da jovem Bruna, que aos poucos vem adentrando no universo da moda: “Sempre busco compartilhar meus aprendizados com minha filha. Hoje, me vejo diante de um momento muito especial ao vê-la se apaixonar e explorar esse universo que tanto amo”, acrescenta Paolinha.