A próxima geração do iPhone SE pode ter um recurso que, até o momento, é exclusivo dos iPhones 15 Pro e 15 Pro Max, e de modo limitado: compatibilidade com a Apple Intelligence. Não deve ser em futuro distante. Os rumores dão conta de que o novo iPhone SE será anunciado no primeiro trimestre de 2025.
Quem faz essas afirmações é Mark Gurman, jornalista da Bloomberg que tem um longo histórico de cobertura sobre os lançamentos da Apple. Se ele estiver certo sobre o iPhone SE, toda a próxima geração de iPhones será compatível com a Apple Intelligence, nome dado à tecnologia de inteligência artificial (IA) da companhia.
Muito provavelmente, a empresa está preparando todos os modelos da linha iPhone 16 para serem compatíveis com a Apple Intelligence. Por ser um modelo secundário, digamos assim, era de se esperar que o próximo iPhone SE não recebesse esse recurso.
Mas parece que vai receber. No entanto, é possível que recursos de IA mais avançados só sejam liberados para os iPhones 16. De todo modo, é melhor que o novo iPhone SE tenha alguma compatibilidade com a Apple Intelligence do que nenhuma.
Se os burburinhos estiverem corretos, o futuro iPhone SE será parecido com o iPhone 14, tanto em termos de hardware, quanto no visual.
No aspecto do hardware, podemos esperar uma tela OLED de 6,1 polegadas, portanto. Já o processador deve ser mais avançado do que o A15 Bionic que equipa o iPhone 14, do contrário, a compatibilidade com a Apple Intelligence não será possível.
Sobre o design, é de se esperar que a linha finalmente aposente as áreas acima e abaixo da tela, bem como o botão frontal Home. A traseira deve continuar abrigando apenas uma câmera, porém.
É provável que a Apple anuncie a linha iPhone 16 no próximo mês (setembro de 2024). Já o novo iPhone SE deve ser revelado no começo de 2025, segundo a previsão de Gurman. A expectativa é a de que o celular custe por volta de US$ 500 nos Estados Unidos.
O iPhone SE de terceira e atual geração foi lançado em 2022. Se com Apple Intelligence ou não, ele precisa mesmo ser atualizado, desta vez, sem ter aspecto de smartphone obsoleto.