A Academia do Grammy Latino e a região da Andaluzia anunciaram nesta quarta-feira, 22, um “acordo de patrocínio de três anos”, que irá possibilitar que a próxima edição da premiação seja sediada na Espanha.
Durante uma coletiva de imprensa entre o Conselho da Andaluzia e a Academia Latina de Gravações de Artes e Ciências, a presidente da primeira organização, Juanna Moreno, contou que a parceria inclui planos para que a cerimônia do Grammy Latino seja sediada em seu país.
“Nós estamos considerando [a cidade de] Sevilla para celebrar a 24° edição do Grammy Latino em Novembro, mas ainda estamos trabalhando na logística com nossos parceiros da TelevisaUnivision [responsável pela transmissão da premiação]. Nós vamos compartilhar detalhes adicionais sobre a data e o local do próximo Grammy Latino em breve”, declarou Manuel Abud, da Academia Latina.
Esta pode ser a primeira vez, nos 23 anos de história do Grammy Latino, que a cerimônia não será sediada nos Estados Unidos. Muitos consideram que a premiação é uma “irmã” do Grammy Awards americano, apesar da língua espanhola mostrar seu alcance internacional, contemplando artistas ibero-americanos e/ou aqueles que gravam exclusivamente em espanhol ou português. Entretanto, a mudança para a Espanha é uma surpresa, tendo em vista que muitos dos indicados são, de fato, americanos.
A proposta, para além da questão musical, é estratégica em relação à locação dos eventos, para que se utilize o apelo turístico da região, especialmente durante a semana que antecede a cerimônia oficial, para receber incentivo monetário, conforme explica a Variety – um formato parecido com o Festival de Cannes na França.
Sevilla é apenas um dos destinos turísticos que ficam na Península de Andaluzia, que incluem Granada, Málaga e Córdoba. Fontes confirmaram à Variety que um anúncio oficial, confirmando a mudança da cerimônia para a Espanha, será feito em breve.
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