Top 5 e eleito o melhor do dia!
Com muitas reviravoltas o Autódromo Hermanos Rodriguez teve desde abandono do dono da casa, Sergio Perez, até rádios cômicos, abandonos e muitas ultrapassagens. Logo na primeira curva o pole position, Charles Leclerc não conseguiu segurar a primeira colocação e Max Verstappen atacou por fora, tomando a liderança das mãos do monegasco.
Leclerc ainda ficou em um sanduíche (preso) do lado das duas Red Bulls. Aí que começou o problema, com Perez de um lado e Verstappen do outro, o piloto da Scuderia italiana não tinha pra onde ir e com uma tentativa de ultrapassagem precipitada do Perez pra cima de Leclerc, ele acabou jogando sua corrida no lixo.
Screams and gasps from the Turn 1 grandstands as Checo collides with Charles 😱#F1 #MexicoGP (🎥 @rebecaafz) pic.twitter.com/lop3eaJO3M
— Formula 1 (@F1) October 30, 2023
O mexicano ficou fora do seu GP em casa, uma pena. E também levando em consideração a questão mais prática e importante, de que ele não vem fazendo uma temporada tão impressionante e corre risco de ser substituído por outro piloto. Até porque, conhecemos bem a fama e a impaciência da Red Bull, não é de hoje.
Completely gutted 😢#F1 #MexicoGP pic.twitter.com/yawv0zaic6
— Formula 1 (@F1) October 29, 2023
Em compensação, Verstappen guardará boas recordações desse GP, com a vitória e mais um recorde. Dessa vez ele conseguiu quebrar seu próprio recorde, o de maior número de vitórias em uma única temporada. Agora são 16 vitórias de Verstappen, 13 vitórias de Michael Schumacher em 2004 e de Sebastian Vettel em 2013.
Milo e Lando – McLaren fan
Emocionante ver o poder que a F1 exerce e como as crianças criam um laço tão afetivo com os pilotos a esse ponto. De fato a Fórmula 1 é um esporte diferenciado e por isso que se torna ao mesmo tempo tão único.
Esse é o Milo, um grande fã do Lando Norris. Ele esteve no circuito na sexta-feira com um cartaz que chamou bastante atenção, nele estava escrito: Oi Lando. Eu sou o seu fã mexicano numero 1. Você poderia por favor tirar uma foto comigo? Domingo é meu aniversário, e o meu único desejo. Tenha uma boa corrida.
E a McLaren realizou esse sonho, mais do que isso, a equipe levou o Milo e seu pai para conhecerem o Norris e as instalações da equipe. O famoso paddock. Sem duvida, nao tem preço ver a felicidade estampada no rosto, esse será um dia do qual o pequeno fã do Norris nunca mais se esquecerá.
A McLaren ainda brincou nas redes sociais e disse que Milo deu sorte ao Lando nessa corrida. De fato, o calor da torcida e da admiração pelo piloto fizeram esse domingo ser um pouquinho diferente. Largando em P17 ele teve uma corrida dura, que teve que batalhar muito para terminar em uma boa colocação, e foi nisso que ele focou. Todos os seus esforços estavam em conseguir uma boa posição para a equipe, com diversas ultrapassagens e um ritmo impressionante ele terminou a corrida em P5, com mais de doze posições ganhas durante a corrida.
Podio – Red Bull, Mercedes e Ferrari
O que esse final de semana teve de feliz para a Red Bull, Mercedes e Ferrari, ele teve de desastroso para algumas equipes também, como por exemplo a Aston Martin. Primeiro o abandono de Alonso, outro, e depois o do aniversariante do dia, Lance Stroll que completou 25 anos.
Com um P2, foi assim que a Mercedes deu a volta por cima e vem demonstrando que irá brigar por uma boa colocação no campeonato de construtores. Hamilton fez uma corrida extraordinária, com uma boa administração de seus pneus, ultrapassagens belíssimas e com muita garra.
Foi até motivo de uma piadinha no rádio, Toto Wolff logo parabenizou o heptacampeão e disse: Fantástico Lewis, agora só temos que te dar uma carro que possa vencer. A Pilotagem foi perfeita.
Primeiro pódio no México a gente nunca esquece. Esse foi o primeiro podio que Charles Leclerc conquistou em solo mexicano e muito feliz a equipe comemorou, ainda mais nesse momento em que os pontos sao tao cruciais nesse final de temporada.
Os que pontuaram
O top 10 da corrida, contou com a dupla da Ferrari, McLaren, Mercedes e até mesmo Albon da Williams na nona colocação. Além disso, Daniel Ricciardo que retornou para a F1 no GP do Texas já conseguiu terminar a corrida pontuando com P7 e fazer uma ótima classificação no sábado, largando na quarta colocação.