Comprar passagens aéreas pode ser uma tarefa estressante. Os preços variam muito, e dá a maior raiva fechar uma viagem e ver que, na semana seguinte, você teria economizado uma boa quantia. O Google vai tentar ajudar. A partir de agora, o Google Voos (ou Google Flights) mostrará em que período as passagens costumam ficar mais baratas.
Com o novo recurso, ao buscar um voo, o Google dirá qual deve ser o melhor momento para comprar aquelas passagens por um preço menor.
No exemplo divulgado pela empresa, ao buscar um voo de Nova York para Miami de 21 a 29 de dezembro, o buscador diz que o período mais indicado para fechar negócio é entre 13 de setembro e 7 de dezembro.
“Os preços mais baixos para viagens semelhantes para Miami são normalmente encontrados entre 1 a 3 meses antes da decolagem. Durante este tempo, as passagens são, em média, US$ 59 mais baratas”, mostra a página.
Novidade ainda não aparece em voos do Brasil
Eu simulei algumas viagens de São Paulo a Rio de Janeiro, Buenos Aires e Miami. Em nenhum dos três casos, o Google sugeriu um período para comprar passagens mais baratas.
Por outro lado, testei uma viagem de Los Angeles a Miami e a sugestão apareceu.
No comunicado, o Google diz que a informação “estará disponível para os voos onde o histórico de preços é sólido”.
Eu imagino que não seja o caso dos voos de São Paulo para outras cidades: falta de dados, pelo menos por enquanto.
Google oferece histórico e monitoramento de preços
A empresa ainda destaca outras ferramentas, que já estão no Google Voos há algum tempo.
Uma delas é o histórico de preços, que dá uma noção de qual o valor médio de uma passagem aérea e ainda mostra se o preço atual está abaixo ou acima dessa referência.
Outra é o monitoramento de preços. Com ele, você pode receber, em seu e-mail, atualizações sobre o preço de uma viagem consultada, seja para um período definido ou para qualquer data.
Com informações: Google