Resumo
- Relógios da Samsung, como o Galaxy Watch 4 e o Galaxy Watch 5 Pro, apresentam falhas no Samsung Pay, que reseta as informações dos cartões.
- Relatos de problemas começaram em março, com usuários dizendo que o Samsung Pay reinicia ao tentar realizar pagamentos.
- A Samsung reconheceu o problema e informou estar trabalhando para solucioná-lo, recomendando que os afetados busquem suporte.
- Não há previsão para a resolução completa do problema, o que leva à insatisfação dos consumidores.
O fórum oficial da Samsung recebeu, nas últimas semanas, inúmeras reclamações de donos de Galaxy Watch. Eles se queixam de que o sistema de pagamento sem fio Samsung Pay apresenta constantes falhas e faz com que os clientes percam as informações sobre cartões de crédito. Há, portanto, um transtorno adicional de recadastrar tudo, até porque tem consumidor com oito cartões no relógio.
Após contato do Tecnoblog, a Samsung no Brasil reconheceu que existe um problema. A empresa nos disse com exclusividade que está “ciente da questão mencionada” e que trabalha para resolver a situação, “a fim de garantir a melhor experiência” aos clientes.
Qual é o problema do Galaxy Watch?
Os primeiros relatos surgiram em março na comunidade da Samsung. Um consumidor disse que o Galaxy Watch “está redefinindo sozinho” e que o reset só ocorre quando ele toca na ferramenta de pagamentos. O aparelho inteligente apresenta a seguinte mensagem: “O Samsung Pay foi restaurado no seu relógio.”
Por ora não é possível saber a completa abrangência do problema, mas alguns usuários citaram o Galaxy Watch 4 e o Galaxy 5, modelos lançados respectivamente em 2022 e 2023.
“Meu Galaxy Watch 5 Pro reinicia o app Samsung Pay toda vez que vou fazer um pagamento com meu cartão de débito do banco Itaú”, conta um dos consumidores afetados. Outro afirmou que o Samsung Pay dele “reseta sozinho de tempos em tempos”, de forma aleatória. “Já fucei tudo quanto é lugar e não consegui resolver isso”, complementa.
O Samsung Pay é o pioneiro serviço de pagamento contactless da Samsung. Surgiu no Brasil antes mesmo do Android Pay (agora Google Wallet) e do Apple Pay. Mais de 25 bancos e bandeiras de cartão de crédito participam atualmente da iniciativa, inclusive Banco do Brasil, Bradesco, C6 Bank, Caixa, Inter, Itaú, Nubank, Santander.
A promessa da Samsung
Não existe nenhum macete para resolver o problema. Alguns adeptos da Samsung criticam a empresa por se pronunciar oficialmente no fórum online prometendo uma solução, mas não apresentar um conserto meses depois do início do problema. “Isso é humilhante”, desabafa uma pessoa.
Além de reconhecer a pane, a Samsung disse ao Tecnoblog que os consumidores afetados pelo bug devem buscar suporte pelos números:
- 4004-0000 (capitais e grandes centros)
- 0800-555-0000 (demais cidades)
Não foi informado um prazo para a resolução da falha.