Estou prestes a embarcar para o Salone Del Mobile.Milano, um marco na indústria do design que celebra sua 62ª edição. Este evento não só apresenta o que há de mais moderno em móveis e design de diversos países ao redor do mundo, mas também é um ponto de encontro para os apaixonados por arquitetura e inovação. Como empresária e sócia da Avesani Comunicação e, mais de 12 anos de experiência no segmento de arquitetura e design em São Paulo, compartilho com vocês, minhas dicas sobre como aproveitar ao máximo cada pedacinho da cidade durante esse evento imperdível.
Salone Del Mobile.Milano
O encontro com a 62ª edição do Salone del Mobile.Milano está agendado de 16 a 21 de abril nas instalações da Fiera Milano Rho. Evolução e inovação são as palavras-chave que melhor descrevem o momento mais importante, além de oferecerem um quadro de referência para a indústria internacional do design.
“Entre as maiores marcas de design do mundo estao expondo tambem alguns brasileiros e vale a pena visitar e conhecer os lançamento da Modalle onde o arquiteto e designer Jayme Bernardo apresenta a Coleção “Dolce Far Niente”, para o selo DIEEDRO; a St. James traz os últimos lançamentos da linha Signature, assinados pelo arquiteto Arthur Guimarães e pelo estúdio SETTE7, das irmãs Vivian e Erika Coser. Imperdível a coleção Elementos, assinada por Roberta Banqueri para a Green House e também conhecer a coleção Maré, assinada pelos irmão Caio e Carlos Carvalho, sócios do basi.co Design e do escritório de arquitetura Studio RO+CA, para a IBTW.
Nilufar
Quem passar pelo Fuorisaloni não pode deixar de visitar a Nilufar, um dos nomes mais influentes do mundo do design. Fundada em 1979 por Nina Yashar, a galeria é um centro de design contemporâneo e histórico, servindo como importante referência para colecionadores, instituições e entusiastas do design. O espaço caracteriza-se por uma seleção eclética de peças únicas e objetos colecionáveis, incluindo obras de talentos contemporâneos e dos grandes mestres do desenho internacional. “A criatividade visionária de Nina Yashar, que é capaz de antecipar mudanças no campo em constante evolução do design, respira uma perspectiva moderna e multicultural, misturando uma variedade de estética e estilos”.
Galeria Rossana Orlandi
A Galeria Rossana Orlandi em Milão, número 14, na via Matteo Bandello, é um dos endereços mais conhecidos entre os viciados em design e, que eu particularmente adoro! Destaque para o pátio da galeria que é coberto com vinhas de morango quase centenárias.
Fundada em 2002, após Rossana abandonar o mundo da moda que foi seu domínio durante 30 anos para abrir uma galeria de arte, que se tornou uma verdadeira meca do design. Galeria que a imprensa internacional nomearia como uma das oito mais importantes do mundo. Marteen Baas, Formafantasma, Nacho Carbonell, Piet Hein Eek: estes são apenas alguns dos artistas que, desde as suas primeiras exposições na cave da sua Galeria, são agora convidados de museu privado coleções.
Alcova
Este ano acontece a sétima edição do Alcova e será ambientada em duas das vilas mais extraordinárias da região metropolitana de Milão: Villa Borsani e Villa Bagatti Valsecchi. “A Villa Borsani, concluída em 1945, é uma obra-prima arquitetônica modernista de Osvaldo Borsani, conhecida por seus jardins exuberantes e elementos distintivos como a lareira de Lucio Fontana. Imperdível”
Alcova é uma plataforma para designers, empresas, instituições e investigadores que investigam o futuro do viver e do fazer. Todos os anos, durante o maior evento de design do mundo, a Milan Design Week, a Alcova reúne as pessoas que definem a cultura do design hoje através de um trabalho inovador em ambientes vivos, produtos, sistemas, materiais e inovação tecnológica. Fundado em 2018 por Valentina Ciuffi (Studio Vedèt) e Joseph Grima (Space Caviar), Alcova tornou-se um dos projetos mais seguidos no Fuorisalone, atraindo regularmente mais de milhares de visitantes.
Triennale di Milano
Localizada no Parque Sempione, a Triennale di Milano é um museu de arte e design, no norte da Itália. Está instalado no Palazzo dell’Arte, projetado por Giovanni Muzio e construído entre 1931 e 1933; a construção foi financiada por Antonio Bernocchi e seus irmãos Andrea e Michele.
“O museu oferece uma vasta experiência, entre elas, uma imersão na cultura e arquitetura italiana, e que também podem ser apreciadas através das peças de design. Além disso, os ingressos são bastante acessíveis a todos os públicos”.
Fondazione Prada
Fundada por Miuccia Prada, uma empresária de grande sucesso e renome mundial, a Fondazione Prada se destaca como um espaço cultural singular, situado em uma vasta área industrial, característica da arquitetura e história da cidade. O projeto arquitetônico, concebido pelo aclamado arquiteto holandês Rem Koolhaas, conhecido também por seu trabalho em algumas lojas Prada ao redor do mundo e na cenografia de desfiles, aproveita de forma magistral os espaços de diferentes tamanhos e alturas, criando um conjunto dinâmico e harmonioso.
A já emblemática torre dourada, revestida a ouro, e os subsolos abrigam exposições permanentes e temporárias das obras de arte pertencentes à coleção da Sra. Prada e seu marido.
Navigli
O bairro Navigli é uma área ribeirinha próxima à praça XXIV di Maggio e às ruas que margeiam o Naviglio Grande, conectando Milão à Suíça, e o Naviglio Pavese, que liga Milão a Pavia. Originalmente utilizados para transporte de pessoas, mercadorias e irrigação, esses canais foram quase completamente cobertos ao longo do século XX com a ascensão do trem e do metrô como principais meios de transporte.
Hoje em dia, o bairro Navigli é reconhecido como um dos locais mais vibrantes de Milão, caracterizado por sua atmosfera alternativa e descolada. Durante o dia, os visitantes podem explorar galerias de arte, lojas de artesanato, livrarias e apreciar a arquitetura histórica, pontes e canais.
“À noite, o bairro ganha vida com as luzes dos inúmeros bares e restaurantes, tornando-se um dos pontos mais animados da cidade. O terreno é irregular, composto por blocos de pedra pequenos e muitos desníveis, portanto, meninas, nada de salto ao explorar o local”.
Google | Making Sense of color
O Google apresenta Making Sense of Color durante o Salone del Mobile Milano. Uma instalação do Google Design Studio em colaboração com laboratório de artes + pesquisa Chromasonic. Nesta instalação localizada no Garegae 21, em Milão, o Google como a cor é um elemento para sentir o mundo. A repetição de telas translúcidas que compõem diversas salas e nós abertos será ativada por uma única fonte de luz e som especializado. “Os visitantes entram na vibrante instalação de luz e som da Chromasonic, composta por repetidas telas translúcidas que criam uma série de salas abertas e espaços interligado”. Co-criado pelo vice-presidente de Hardware Design, Ivy Ross e sua equipe de design em colaboração com o laboratório de artes, o evento popmete ser um sucesso entre os visitantes. “Usando a Refrequência Cromasônica, que traduz as frequências sonoras em luz e as frequências luminosas em som, a luz se torna audível e o som visível”, explica Ross.
INTERNI Cross Vision
Como é habitual, a INTERNI participa no FuoriSalone com uma série de iniciativas expositivas e editoriais. A edição deste ano comemora os 70 anos da revista e acontece de 15 a 28 de abril.
O evento conta com 40 instalações e mais de 44 designers de 12 nacionalidades, que entre artistas do mundo todo se destaca da Vívian Coser. A designer apresenta a “Giardino di Pietra”, uma instalação na Universidade Statale que combina natureza e design sustentável, simbolizando a conexão entre humanos e o ambiente através da arquitetura biofílica.
Pinacoteca Ambrosiana
Localizada em Milão e fundada em 1618 pelo Cardeal Federico Borromeo, a Pinacoteca Ambrosiana é uma das mais destacadas galerias de arte da cidade. Com mais de 20 salas de exposição, abriga as preciosas coleções de Borromeo e outros legados igualmente notáveis. Entre os mestres renomados cujas obras adornam suas paredes, destacam-se nomes como Leonardo da Vinci, Botticelli, Bramantino, Tiziano, Caravaggio e Bruegel o Velho.
“Não deixe de visitar a obras: A Virgem e o Menino Jesus com três anjos (Madonna del Padiglione), de Botticelli; Cesta de fruta (Canestra di frutta), de Caravaggio; Retrato de um músico, de Leonardo da Vinci e Adoração dos Magos, de Tiziano”.
Sobre Camila Avesani
Com mais de 20 anos de experiência em Comunicação e especialização nas áreas de Decoração, Arquitetura, Design e Incorporação, comanda a agência que leva o seu nome, à frente de um time de jornalistas e relações públicas, que atendem de médias a grandes empresas , além de arquitetos, designers de interiores e paisagistas, com expertise em mercado de luxo.
Formada em Administração de Empresas e Propaganda e Marketing, Camila passou por agências de publicidade no início da carreira e se tornou sócia de uma das maiores agências do País, até fundar a Avesani Comunicação, que comemora 10 anos de mercado, sendo hoje uma das principais agências especializadas do Brasil.