Um novo recurso deve desembarcar em breve no WhatsApp. A versão beta do aplicativo está testando mensagens curtas de vídeo, gravadas diretamente no mensageiro, com até 60 segundos de duração e funcionamento parecido com os áudios. A ideia não é muito original: o Telegram oferece um recurso idêntico há anos.
Já é possível enviar vídeos pelo WhatsApp há muito tempo, mas as novas mensagens de vídeo são levemente diferentes. Elas funcionam como os áudios: basta gravar dentro de uma conversa e já enviar, sem edição, com mais agilidade. A ideia é ser uma forma de comunicação imediata.
Na interface da conversa, as mensagens de vídeo aparecem em círculos. Ao tocar em uma delas, o áudio é ligado, e a imagem é ampliada.
Outra diferença é que as mensagens de vídeo não podem ser encaminhadas para outros contatos. Isso não quer dizer que elas são seguras ou privadas, já que é possível gravar a tela e capturar o vídeo dessa forma.
O botão para gravar mensagens de vídeo vai ficar no mesmo lugar das mensagens de áudio. Ao dar um toque simples no ícone de microfone, ele se transforma em câmera e vice-versa, permitindo alternar entre os dois modos. Para gravar, toque e segure o botão.
Telegram tem mensagens de vídeo desde 2017
Se tudo isso é familiar para você, há um motivo: o Telegram tem mensagens de vídeo desde 2017, e elas funcionam deste mesmo jeito.
Não é a primeira vez (e pelo jeito, não será a última) que o mensageiro copia uma ferramenta do concorrente.
No último dia 8 de junho, o WhatsApp lançou canais praticamente idênticos aos do Telegram.
Outro recurso em testes é a opção para colocar um nome de usuário para servir como identificação, algo que o concorrente tem há anos.
As mensagens de vídeo sendo liberadas no WhatsApp beta para iOS 23.12.0.71 e no WhatsApp beta para Android 2.23.13.4. Não é a primeira vez que elas aparecem: em abril, o recurso foi detectado na versão 2.23.8.19 do beta para Android.
Com informações: WABetaInfo