A Uber anunciou que começará a oferecer o recurso de reserva de voos no Reino Unido. Ela planeja expandir ainda mais seus serviços para além dos carros e motos, sendo assim, está testando opções de mercado. A iniciativa é fruto da parceria entre a marca e a agência de viagem canadense Hopper. Ela terá início no mês de junho, verão na região europeia.
Com a nova funcionalidade, os usuários poderão reservar viagens tanto domésticas quanto internacionais diretamente pelo aplicativo da Uber. Será necessário apenas adicionar datas, locais, tipos e horários dos voos. Além disso, outros recursos serão oferecidos, como o congelamento de preço, garantia de interrupção de voo e o cancelamento por qualquer razão.
De acordo com a postagem no site da Hopper, este é mais um passo no objetivo da Uber de “fortalecer sua ambição de criar uma solução perfeita de viagens porta a porta”.
Vale lembrar que a empresa já estava testando a novidade com poucos usuários do Reino Unido, mas que agora passará a permitir o acesso para toda a população. Também é importante destacar que a região é o principal ponto de experimentação da companhia de viagens. É possível reservar passagens de trens, barcos e ônibus, por exemplo.
Segundo o The Financial Times, a Uber vai receber uma pequena comissão de cada venda de passagem aérea, mas poderá considerar adicionar uma taxa no futuro.
Funcionalidade pode chegar a outros países, inclusive ao Brasil
Mesmo com a iniciativa ainda distante do Brasil, não podemos esquecer que a marca já faz parcerias com outras instituições em nosso país.
Em abril de 2023, a Uber criou novos pontos de embarque e desembarque em conjunto com a CPTM para facilitar a viagem dos paulistas. Ademais, o app de viagens criou um guia para o usuário encontrar motorista em aeroportos de São Paulo.
Dessa forma, como o objetivo da companhia é de expandir o seu negócio e criar um “super app”, como dito por Andrew Brem, Diretor Geral da Uber no Reino Unido, para o The Financial Times, não me surpreenderia se as reservas de voo chegassem ao Brasil em um futuro não tão distante.
Por outro lado, mesmo que a empresa tenha sido bastante enfática nas intenções de expandir as novidades para fora do Reino Unido, ela afirmou que ainda não há planos concretos para começar a ação.
Com informações: The Verge.